Amigos do Zippy promove Saúde Emocional de crianças

A Educação Emocional como disciplina prazerosa no cotidiano dos pequenos

A ASEC foi fundada para expandir o programa Amigos do Zippy no Brasil. O programa que teve início na Europa e, após o sucesso de duas aplicações piloto, motivou a criação da ONG inglesa Partnership for Children (Parceria pelas Crianças), exatamente para localizar parceiros, pelo mundo todo, que compartilhassem o ideal de promover a saúde emocional de crianças. Desde 2004, a ASEC é responsável exclusiva em nosso país e sua principal função é capacitar educadores para o desenvolverem com seus alunos.

grupo1

O programa é composto por um conjunto de seis histórias com um grupo de crianças e o Zippy – um bicho pau, bichinho de estimação de um dos personagens. Em cada capítulo, os amiguinhos do Zippy vivem situações de dificuldades que se prestam à análise e reflexão dos alunos, como amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas, entre outras.  Figuras coloridas ilustram cada história.

Durante 24 semanas, os professores capacitados especialmente para o programa, criam um clima emocionalmente seguro para a experimentação prática das habilidades que as crianças vão desenvolvendo. “Percebi que meus alunos aprenderam a ouvir, tentam se organizar para falar, conseguiram olhar para o próximo, respeitando-o ou tentando encontrar uma maneira mais apropriada para organizar e resolver situações cotidianas sem agredi-lo, como era de costume, acusam-se menos e apoiam-se mais”, afirma um professor que teve a chance de trabalhar com o programa.

Até o momento, mais de 220 mil crianças brasileiras já participaram do Amigos do Zippy e aprenderam a desenvolver estratégias para identificar as melhores soluções para problemas, analisando as consequências e pensando por si próprias. Os resultados não podiam ser melhores: observa-se nestas crianças aumento de autopercepção, autocontrole e autoestima, aquisição de empatia e resiliência, aliados a significativo aumento de autonomia que favorecem não apenas seu bem estar geral como seu desenvolvimento integral, além de tornar mais positivos os seus relacionamentos.

Além do Brasil, o programa Amigos do Zippy está presente em 29 outros países dar mais diversas culturas, como Lituânia, China, Índia, Canadá, Islândia e Jordânia. No nosso País, a cada ano, mais alunos, professores e pais têm a oportunidade melhorar sua Saúde Emocional pela aquisição de habilidades que lhes são uteis por toda a vida.

Conheça mais sobre o programa aqui.

Deixe uma resposta