ASEC incentiva o desenvolvimento de competências sociais e emocionais

A sociedade vem sofrendo diversas mudanças não apenas sociais como emocionais. Por conta disso, as instituições de ensino são mais exigidas a acompanhar essas mudanças e as características dessa “nova sociedade”, já que os alunos não são mais os mesmos. As crianças, naturalmente, sofrem influencia de sua época, e hoje, demonstram que o currículo escolar precisa se adequar, incorporando as recentes descobertas da neurociência e oferecer novas estratégias para  aprendizagem. Pesquisas realizadas com estudantes revelam que crianças com competências socioemocionais desenvolvidas são influenciadas positivamente no processo de aprendizado. Habilidades como entender e controlar as próprias emoções, fazer escolhas saudáveis e analisar seus atos, quando são executados naturalmente, ampliam as condições de bem estar emocional e social dos alunos.

Os professores, pais e os próprios alunos são de extrema importância para esse desenvolvimento. Mas como isso pode ser feito? O programa da ASEC, Amigos do Zippy, é um caminho que aproxima esses três protagonistas da Educação Emocional. No site Porvir foi publicada uma matéria especial falando sobre esse desenvolvimento de competências emocionais e sociais e como, a cada dia, elas vêm se tornando um apoio valioso para o aprendizado eficiente que ajudam não apenas os alunos, mas os próprios professores.

Nessa matéria, a ASEC foi referência nos aspectos de aprendizagem da Educação Emocional com o programa Amigos do Zippy, que trabalha diversos tedv1940060mas como a comunicação, amizade, o bullying, a insegurança e outros mais. Essas questões, vividas pelas crianças e que abordadas dentro das atividades do programa podem ser melhor compreendidas e assim contribuir para o bem estar das crianças, dentro e fora das salas de aula . Como afirmou a presidente da ASEC nessa matéria, “Quando enfrentamos dificuldades, elas geram sentimentos com os quais temos que lidar. E isso só acontece na prática”.

É por isso que o Amigos do Zippy é a grande alternativa para esse desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo elas aprendem a lidar com seus sentimentos, aumentam rapidamente seus recursos e se beneficiam com a Educação Emocional que recebem, levando essa aprendizagem até a vida adulta. Até 2014, o programa Amigos do Zippy já beneficiou 220 mil crianças em 45 cidades brasileiras.

Quer saber mais sobre as competências socioemocionais? Leia a matéria completa no site Porvir.

Deixe uma resposta