Comunicação

criancasNesta semana, continuamos a falar sobre habilidades fundamentais para nossa saúde emocional, indexando também os textos de nosso blog para caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre cada tema.

Acompanhe nossas publicações!

A importância de uma comunicação eficaz

Há algumas semanas falamos sobre como nossas dificuldades estão estreitamente relacionadas com sentimentos desagradáveis. Para saber lidar com estes desafios, é fundamental saber também como se comunicar mais eficazmente.

Embora o processo de se comunicar seja aprendido desde muito cedo, normalmente não aprendemos como fazer isto de forma eficaz. Você sabia, por exemplo, que expressar nossos sentimentos pode melhorar nossa comunicação?  E que quando conseguimos observar sem julgar, abrimos espaço para compreender as intenções e sentimentos dos outros, contribuindo para uma comunicação mais autêntica?

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para a resolução de conflitos e de problemas. E envolve, de fato, diversas outras habilidades, como: ouvir, escolher o momento certo para falar, dizer o que se quer dizer – mesmo em situações percebidas como intimidadoras – e pedir ajuda.

Você já deve ter vivenciado situações em que uma simples conversa se tornou um conflito porque os envolvidos não conseguiram escutar um ao outro. Ou já percebeu que precisamos de muitas estratégias para conseguir expressar o que realmente queremos dizer em situações intimidadoras (como diante de uma autoridade), não é mesmo?

Por tal razão, quanto mais cedo pudermos ensinar às crianças habilidades para se comunicar de uma forma eficaz, mais recursos elas terão para comunicar o que sentem e o que pensam em qualquer situação. E maiores serão seus recursos para poderem enfrentar as adversidades no presente e no futuro.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: