Por que a Educação Emocional influencia no aprendizado?

ASEC (6) okMuitas pesquisas já foram realizadas, com crianças e adultos, e várias mostraram que a Educação Emocional afeta o desempenho dos estudantes em sala de aula. Isso porque os professores e suas turmas são compostos por integrantes que usam não apenas da razão para estudar, mas são fortemente influenciados por suas emoções.

Segundo a entrevista concedida para a revista Nova Escola, o filósofo e sociólogo chileno Juan Casassus afirma que se os alunos se sentem mais a vontade nas salas de aula, eles se sentem mais seguros para se relacionar com os colegas, se sentem aceitos pela turma e, consequentemente, tem um melhor desempenho em classe. Na pesquisa que desenvolveu para a Organização das Nações Unidas (ONU) na área da Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – Qualidade da Educação na América Latina –, Casassus detectou que em escolas com ambiente emocional favorável como bom relacionamento entre alunos, menos interrupções durante a aula, desavenças e um clima harmonioso, os alunos apresentaram grande evolução no aprendizado e conquistas de boas notas nas matérias de linguagem e matemática (36% e 46%, respectivamente).

Além disso, para Casassus existem sete formas do professor promover a Educação Emocional em sala de aula. Elas são:

  • Conhecer os próprios sentimentos
  • Observar
  • Entender as pessoas e se conectar com elas
  • Cuidar das qualidades das interações
  • Ter consciência das ligações entre as situações dentro da classe
  • Demonstrar consideração pelas situações vividas pelo próximo
  • Ser responsável pelos acontecimentos em sala de aula

Dessa maneira, o professor estará munido de estratégias que favorecem o bom relacionamento e o desempenho das aulas. Alunos e professores emocionalmente educados se tornam pessoas melhores. Essa linha de pensamento é alinhada com a atuação da ASEC, com cursos de Educação Emocional: possibilitar que adultos e crianças possam aprender a lidar com os sentimentos e com as dificuldades comuns à vida. Dessa forma, incorporam recursos para se tornarem pessoas felizes e bem sucedidas.

Deixe uma resposta