Sentir é estar vivo

Não dá para não sentir! Mesmo que você tente!

ASEC (4) okTer sentimentos é característica dos seres humanos. Amor, alegria, raiva, tristeza, decepção, satisfação, magoa, ciúmes, felicidade e muitas outras sensações. Porém, a forma de expressá-las se torna uma particularidade de cada um. Se o sentimento é alegria, algumas pessoas podem chorar, enquanto outras dão risadas. Quando é nervosismo, uns gritam, outros choram, outros ficam quietos, ou até sentem dores pelo corpo. E quando a sensação é de medo, algumas pessoas fogem, outras enfrentam ou ficam sem reação. Em situações que vivemos todos os dias, expressamos diferentes reações. Contudo, existem formas melhores de lidarmos com os sentimentos ?

A Educação Emocional traz propostas. Desde crianças, as pessoas vivem diversos acontecimentos que as colocam em situações delicadas e as reações podem levar a consequências graves. Por isso, aprender a lidar com os problemas, quando pequenas, ajuda crianças a pensarem antes de agir, e transformar isso num hábito para a vida toda.

A Educação Emocional tem esse papel, mostrar que a reação impulsiva, na maioria das vezes, não é o melhor caminho. Você já não se arrependeu de algo dito ou feito no “calor da emoção”?

Conseguir respirar fundo, pensar e analisar o fato, compartilhar os sentimentos e escolher as opções mais adequadas para a resposta de um problema, normalmente provocam efeitos positivos.

Quando a ASEC trouxe o programa Amigos do Zippy ao Brasil, há 10 anos, a  instituição buscava disseminar esse entendimento: que tomar consciência das emoções e aprender formas melhores de expressá-las e lidar com elas, leva a atitudes mais sensatas. Até o momento, mais de 220 mil crianças foram beneficiadas pelas aulas do programa, crianças que aprendem a entender o que sentem, e com isso, conseguem colocar em prática formas melhores de reação

A ASEC vem recebendo diversos depoimentos destacando o bem que o programa proporciona para escolas, alunos, professores, pais e todos os envolvidos. Confira alguns depoimentos no Facebook. Nossa alegria e nossos esforços estão em construir parcerias com diversas pessoas contribuindo para a construção de uma sociedade  solidária e feliz.

Deixe uma resposta