Por Eline Câncio

Quanto tempo o tempo tem?… Me lembro menina, declamando este pequeno trava-língua para meu pai amado. O tempo passou, hoje não sou mais menina. Hoje, meu pai não está mais aqui. Mas ficou uma grande lição: o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Vamos ver.

Qual é o tempo de plantar? Tem momento certo, vocês sabem? Por exemplo, o melhor momento para se plantar as sementes de goiaba é na época da chuva e pode levar até dois anos para a fruta surgir. Nossa, tempo, né? E é muito importante pensar, para quem tiver interesse no plantio de goiabas que o solo precisa estar preparado para receber estas sementes: arar, adubar e cuidar da umidade deste terreno serão ações importantes para se colher uma excelente fruta. Quanto ao clima, goiabas gostam de sol, não muito a ponto de secar seu solo, pois elas também gostam de solo úmido. Então, se você morar em região muito quente, terá que irrigar sua linda goiabeira mais vezes. Cuidar! Simples assim… Cada dia um pouquinho!

Quanta semelhança conosco, vocês não acham? Nossos pensamentos são como as sementinhas de goiaba. Eles também precisam de solo fértil para se desenvolverem. Precisam de adubo e contínuas ações para se manterem. Nos empenhamos muito para que um pensamento permaneça presente em nossa vida. E, muitas vezes, fazemos isso sem perceber. Mantemos pensamentos desoladores, tristes, que nos incapacitam, que trazem medos, angústias e nem nos damos conta que estamos ali, arando e adubando o solo mental para o florescimento destes pensamentos ruins. E por que são ruins? Porque eles não geram frutos que nutrem o nosso melhor. Porque eles não nos elevam a novos patamares existenciais. Porque eles não nos fazem florescer.

Vamos aproveitar o tempo para cuidar do nosso solo mental com a melhor terra possível, através de bons livros, boas músicas, boas conversas… Vamos adubar com nutrientes de carinho por nós, pelos nossos e pelos outros. Vamos deixar que a luz entre e aqueça o necessário para que a semente de bons pensamentos possa ser fertilizada. E isso podemos fazer através de ações que nos tragam alegrias, seja dançar, cantar, pintar, desenhar, cozinhar, jogar, estudar, auxiliar alguém… Vamos irrigá-lo diariamente com um propósito de sermos melhor a cada dia.

Qual é o tempo para as sementes florescerem? Cada um descobrirá o seu tempo. Te convido a tentar, vamos?

Eline Câncio, é psicóloga, psicopedagoga e neuropsicóloga. Mora em Belo Horizonte/MG.
“O respeito pelo ser humano e o amor às crianças norteiam minha carreira profissional. Com dedicação e estudo constante no processo de aprendizagem humana, em programas internacionais de educação socioemocional e na psicologia positiva, me dedico com afinco para que crianças e jovens possam se desenvolver cognitivo e emocionalmente de forma plena.”

CRP 04/14943
eline@asecbrasil.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *